VERONA
Costumo dizer que Verona é uma cidade que agrada a todos: crianças, jovens e adultos; apaixonados ou não por arte e história; apreciadores do bom vinho e da culinária regional; esportistas, intelectuais e até mesmo quem não possui qualquer interesse em particular.
Verona é uma cidade bonita, bem cuidada, animada e viva! Apesar de ser uma conhecida meta turística, mantém ainda o fascínio de outros tempos, quando os “turistas” que a visitavam eram ainda os jovens aristocratas europeus que escolhiam a cidade como destino fundamental do Grand Tour.
Localizada no cruzamento de algumas das mais importantes rotas de trânsito que ligam de leste a oeste Milão a Veneza, e de norte a sul os Alpes à Roma, Verona é o lugar ideal para se hospedar e de onde partir para conhecer lugares como Veneza, Padova, Mantova, Modena, Bologna, Trento, Brescia, Lago di Garda, Bergamo, Milão e com a facilidade dos trens de alta velocidade até mesmo Firenze ou Bolzano.
Em um passeio em Verona não pode faltar a visita a alguns dos seus monumentos mais antigos como o Anfiteatro e o Teatro romano, onde no verão são realizados inúmeros espetáculos ao ar livre. O ponto de encontro de jovens e turistas é a Piazza Delle Erbe, que além dos inúmeros bares e cafés, exibe, juntamente com a Piazza dei Signori, o Castelvecchio e uma série de igrejas românicas e góticas, sua face medieval. A cidade é também sede da mais antiga biblioteca do mundo, ainda em funcionamento, a Biblioteca Capitolare que pode ser visitada com prévio agendamento. O passeio não seria completo sem uma visita à Casa di Giulietta e a subida ao Colle San Pietro para admirar uma das mais bonitas vistas da cidade.
Verona é ainda repleta de museus de história, arqueológicos e de arte, além de ser uma das poucas cidades europeias que possuem ainda integralmente a muralha medieval que a circunda e que pode ser vista praticamente de qualquer ponto do centro histórico. Um lugar encantador, que surpreende não só pela beleza mas também pela sua importância na história da península italiana.