BRESCIA
A cidade, pouco conhecida pelos brasileiros, foi inserida em 2011 na Lista do Patrimônio Mundial da Humanidade da UNESCO. Os mais importantes tesouros culturais de Brescia são sem dúvida aqueles ligados ao seu período romano e posteriormente os registros deixados pelos Longobardos na primeira parte da idade média.
Entre os monumentos mais interessantes estão o Templo Capitolino edificado em 73 d.C. e a sua famosa Vitória Alada, célebre estátua de bronze produzida naquele período.
Ainda na região do foro encontramos o Teatro e a Basílica romanos, construídos por volta do século I d.C. Aliás, o parque arqueológico de Brescia romana é o mais bem preservado do Norte da Itália.
A cidade é também sede de tesouros medievais como o complexo monástico de San Salvatore fundado em 753 d.C., atualmente museu de Santa Giulia, que no seu interior além da estrutura e objetos medievais conserva os restos de dois antigos casarões romanos.
O passeio em Brescia não será completo sem uma visita aos Duomos vecchio e nuovo, a Piazza della Loggia, o Castello, seus bares, restaurantes, galerias e museus de arte. Se você estava procurando uma cidade cheia de atrativos mas longe do caos do turismo de massa, Brescia é a cidade certa!